segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Missão, visão e valores dão rumo à empresa.


 Desenvolver conceitos ajuda a definir as bases para o planejamento estratégico e obriga o empreendedor a se voltar para a companhia.

Com a correria do dia a dia, poucos empresários se preocupam em definir alguns conceitos intangíveis, como missão, visão e valores da companhia.

São aspectos de grande importância para o planejamento estratégico, pois orientam os rumos da empresa.

Escrever os três pontos obriga o empreendedor a algumas análises, a começar pela definição de qual o foco da empresa. Sem isso o negócio fica sem rumo. A definição também  é útil para criar uma cultura clara aos funcionários, que, ao conhecer os conceitos, têm autonomia para decisões baseadas nos princípios.

“As definições orientam sobre os caminhos a serem seguidos e tornam a empresa mais eficaz”, diz o diretor da consultoria Vecchi Ancona Inteligência Estratégica, Paulo Ancona Lopes.

O primeiro passo para definir missão, visão e valores é ter a ideia clara do que a empresa faz.

“Se demorar mais de 30 segundos pra responder e gaguejar, não está claro”, afirma Lopes. 

Por isso, é importante pensar de forma simples qual a razão da existência da empresa, deixando de lado definições amplas e rebuscadas. Afinal, o que o seu negócio faz?

Com isso certo, é possível passar aos três pontos. A missão explica de que forma a empresa atua e desempenha suas ações.

A visão esclarece aonde a companhia quer chegar e como pretende ser vista, focando nos objetivos futuros.

Os valores estabelecem os princípios que guiam o negócio, como ética, respeito aos consumidores, pontualidade etc.

Esses conceitos parecem pouco práticos, mas, levados ao pé da letra, podem transformar o negócio. “Se você estabelece na missão, por exemplo, que oferece atendimento de qualidade, deve contar com um atendimento diferenciado e sem burocracia para o consumidor”, explica.

Para criar os princípios, é necessário analisar tanto fatores externos como internos à empresa. A equipe pode ajudar ou não nessa hora, dependendo da experiência dela.

E para que os conceitos sejam efetivos, é necessário criar processos para que missão, visão e valores sejam seguidos e praticados por todos.

Outra dica é checar as definições de empresa que admira para se inspirar, bem como conferir se elas realmente entregam o que prometem.


Definições: O que são?

Missão: objetivo fundamental de uma organização. Deve ser uma declaração clara apresentada de forma precisa, respondendo às seguintes perguntas:
  • O que fazemos?
  • Para quem fazemos?
  • Como fazemos?


Visão: projeção do que a empresa considera como excelência e do que planeja alcançar no futuro. Precisa ser realista e mostrar objetivos de longo prazo.

Valores: conjunto de princípios, padrões e ações consideradas válidas dentro da empresa. Esse item deve considerar os significados claros e concisos compartilhados por todos e que terão impacto na empresa.

Texto extraído do Jornal de Negócios – Sebrae – Edição 250

Tadeu Artur Cavedem
Palestrante motivacional
Consultor comportamental

Celular: 11 9 9989-4865

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